ASSINAR
  • março, 2024

Nasce o Guia Alright 2024 – Como Transformar Tendências em Ações

Tempo de leitura: 4 minutos
Guia Alright 2024

A primeira semana de março foi histórica para a Alright. É que por aqui, no dia 7 de março, tivemos o lançamento do Guia Alright 2024 – Como Transformar Tendências em Ações. E se você ainda não sabe sobre o que estamos falando, calma, já explicamos.

Antes queremos contar que a live de lançamento do Guia Alright 2024 iniciou às 20h e se encerrou perto das 23h da quinta-feira, e contou com a participação dos profissionais:

  • Marlise Brenol, jornalista e pesquisadora
  • Domingos Secco, fundador da Alright 
  • Cesar Paz, empreendedor
  • Pyr Marcondes,  jornalista
  • Daniela Bueno, publicitária
  • Ana Holanda, jornalista e escritora 
  • Gabriel Mazzutti, especialista em Marketing Digital

O Guia Alright 2024 foi escrito com a colaboração de mais de 15 profissionais da área da comunicação. E entre os principais objetivos dele está, como o próprio nome diz, guiar os comunicadores – jornalistas, publicitários, empreendedores, entre outros – nos processos de mudança que o mundo digital tem enfrentado. E não estamos falando apenas do avanço da Inteligência Artificial Generativa, ou à desativação dos cookies de terceiros, mas também do crescimento dos influenciadores digitais e das mudanças no comportamento dos usuários ao consumirem notícias. Sim, há muitos que, primeiro acessam as redes e depois os portais – quando os acessam – o que tem preocupado e causado muitas dores em editores e jornalistas. Sem falar nas notícias falsas e desinformação que podem emergir por aí!

Mas junto com essa turbulência do mar agitado das informações da internet, a gente da Alright preparou um “colete salva-vidas” para lançar aos nossos parceiros de veículos locais: um material exclusivo, completo e único chamado Guia Alright 2024 – Como Transformar Tendências em Ações, que apresenta 12 capítulos. Cada um deles aborda um tema principal, apontado como tendência para este ano e, mais do que explicar e contextualizar, ensina como colocar em prática.

A gente não promete fazer milagres, mas prometemos que, juntos, podemos nos fortalecer no mercado da comunicação. 

Então vamos lá, o capítulo…

  • 1 fala sobre a valorização da cultura local e a criação de senso de comunidade;
  • 2 aborda cooperação  e colaboração com outros veículos;
  • 3 traz estratégias na era pós-cookies de terceiros;
  • 4 destaca o uso da inteligência artificial a favor do seu negócio;
  • 5 apresenta a influência digital como estratégia;
  • 6 incentiva a agir contra a desinformação;
  • 7 sugere criar conteúdos originais e humanizados;
  • 8 incentiva a ampliação de espaços para causas sociais urgentes como raça, clima, gênero, classe, etc;
  • 9  fala sobre a integração de estratégias omnicanal;
  • 10 dá um empurrãozinho e relembra que é preciso “preparar-se para adotar a transformação como regra”;
  • 11 questiona se regulamentar as plataformas digitais e os programas de IA é a solução e, o último capítulo;
  • 12 apresenta sugestões de leituras de relatórios e ebooks sobre tendências no mercado da comunicação. 

Ufa! É uma trajetória que parece longa mas que vale a leitura de cada página deste Guia Alright 2024. Além de um conteúdo que agrega conhecimento, o guia tem uma abordagem prática. E passar pelas páginas digitais é super agradável, porque o design também traz cor e leveza à leitura. 

Agora dá uma conferida no que a galera que participou da live, no dia 7 de março, falou durante a a apresentação do Guia:

Pyr Marcondes, jornalista, escritor e profissional de Marketing.

Daniela Bueno, publicitária e fundadora do Manas, coletivo de networking de executivas negras.

Confira o que outros participantes do Guia Alright 2024 falaram sobre o material:

“Cada território é único, com sua identidade cultural. Tenho visto a cultura sendo massificada a partir de grandes centros, quando temos realidades, conhecimentos, saberes distintos. O guia se constrói como um documento referencial, pra esse processo de fundamentação.” 

Cesar Paz, empreendedor e professor universitário.

“Se você não tem os dados, você não sabe para quem vai produzir. [Então a ação é] conhecer o usuário de uma forma primária. Conhecê-lo é super relevante. E o ecossistema como um todo só tende a ganhar, tanto o conteúdo quanto a monetização por anúncios.”

Gabriel Mazzutti, líder de Addressability na LiveRamp, no Brasil.

“Eu trabalhei muitos anos no jornalismo tradicional. O maior desafio é a gente mudar nossa forma de enxergar a construção narrativa. Ela é muito técnica. Hoje quando eu ensino as pessoas a fazerem isso, o grande passo é fazer elas perceberem que elas estão escrevendo. A forma como vem sendo feito há décadas não funciona mais. Temos que fazer uma mudança estrutural da nossa formação.

Ana Holanda, escritora e jornalista. 

“Os veículos precisam se preparar para adotar a transformação como regra. Cada vez mais temos avanços tecnológicos e a gente precisa estar em constante atualização. Essa habilidade de se ajustar às mudanças é crucial para ter sucesso nos negócios. “

Marlise Brenol, jornalista e pesquisadora.

“As comunidades têm o poder de desenvolvimento social, econômico, político. E a Alright tem o propósito de impulsionar comunidades em torno de veículos de comunicação local, que são os grandes motores dessa cadeia. É a partir disso que podemos promover mais democracia.”

Domingo Secco, fundador da Alright.

E aí, ficou interessada(o) em ler o Guia Alright 2024? Então clica aqui para receber seu material de forma gratuita.

Guia Alright 2024
Guia Alright 2024

Mais Artigos

aula

Alright realiza aula gratuita por meio de plataforma de aceleração para negócios digitais

No próximo dia 10 de dezembro, às 10h, Fabiano Souza, especialista em SEO, conduzirá uma aula gratuita e ao vivo, com insights para quem busca destacar seus conteúdos nos resultados de busca e atrair mais público de forma orgânica. A organização da aula “Como aumentar a sua audiência orgânica otimizando

LEIA MAIS
jornalismo local

Jornalismo local: exemplos de subsídios que apontam como podem ajudar na inovação com IA

Um programa piloto inovador, lançado ainda em 2023, tem explorado as aplicações da inteligência artificial (IA) no jornalismo local. Essa iniciativa, liderada pelo American Journalism Project (AJP) em parceria com a OpenAI, surgiu com o objetivo de transformar a maneira como as notícias locais são produzidas e distribuídas. Os exemplos

LEIA MAIS
radialista comunidade radio

Dia do Radialista: relação com as comunidades no Brasil e o processo de digitalização

Comemorado no dia 7 de novembro, o Dia do Radialista celebra não apenas os profissionais que estão à frente dos microfones, mas também a força de um meio de comunicação que, ao longo das décadas, construiu uma história de proximidade, agilidade e prestação de serviço no Brasil.   O rádio

LEIA MAIS

Cadastre-se na Aurora News

Chegou a hora de você também receber a melhor newsletter sobre publishers do Brasil.