ASSINAR
  • setembro, 2024

Mídia regional na transformação da indústria de notícias e as soluções da Alright para o mercado foram tema do Café com ANER

Tempo de leitura: 4 minutos
A imagem apresenta uma captura de tela de um evento online chamado "Café com ANER", cujo tema é "Alright e a Mídia Regional". No topo da imagem, há o título do evento. Abaixo, à esquerda, há um slide com o texto "Oásis de Notícias como estratégia de fortalecimento do jornalismo local". No canto inferior direito, aparece um pequeno vídeo com a imagem de Domingos Secco, fundador e CEO da Alright, que está falando no evento. Ele está em um ambiente com fundo que parece ser uma parede com plantas.

Mídia Regional foi o tema central da conversa ocorrida na última terça-feira, 03 de setembro, promovida pela Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) em mais uma edição do Café com ANER. O evento reúne especialistas e profissionais do setor para discutir os rumos da comunicação no Brasil. A transmissão, realizada ao vivo pelo canal oficial da ANER no YouTube, trouxe como convidado Domingos Secco, fundador e CEO da Alright.

 

A Diretora Executiva da ANER, Regina Bucco, fez a mediação do papo com tema “Alright e a Mídia Regional”, abordando as transformações necessárias para fortalecer o jornalismo local em um cenário de constantes desafios. Secco apresentou a construção da proposta de valor da startup para o mercado, os produtos e as soluções desenvolvidas para impulsionar os negócios e os veículos que integram a Rede Alright.

 

Secco começou sua apresentação enfatizando o esforço de pesquisa da Alright para entender as complexidades da indústria de notícias nos últimos anos. Ele relembrou a dedicação do time em estudar o setor, com foco particular no jornalismo local. “O Brasil é um país de dimensões continentais, com comunidades distribuídas e diversas. Colocar o jornalismo local no centro das discussões é essencial para garantir que essas comunidades sejam bem servidas por veículos de comunicação que entendem suas realidades e necessidades”.

 

Domingos Secco, fundador e CEO da Alright, fala sobre "O dilema da indústria" durante o evento "Café com ANER - Alright e a Mídia Regional". Na apresentação, ele destaca a importância de fortalecer o jornalismo local, representado na imagem por uma estrutura de comunicação cercada por um oásis em meio ao deserto, simbolizando a vitalidade dos veículos de notícias regionais em um ambiente desafiador.
“O dilema da indústria” se refere à questão da sustentabilidade financeira e os desafios dos veículos de notícias regionais em um ambiente digital desafiador

 

Embora a imprensa local desempenhe um papel fundamental no desenvolvimento das comunidades, muitos desses veículos enfrentam desafios significativos, como a desinformação e a dificuldade em garantir receita e monetização. “Estamos falando de veículos que, quando têm credibilidade e relevância local, possuem uma conexão única com suas comunidades. Eles têm vitalidade e, muitas vezes, são mais relevantes que os grandes veículos nacionais, especialmente no interior do país”, afirmou. Secco ressaltou ainda que esses veículos, especialmente os digitais, é o que a Alright conceitua como os Oásis de Notícias em meio ao vasto cenário midiático brasileiro, que conta com até 12 mil desses veículos em operação.

 

A Inovação na Mídia Regional

 

Um dos pontos centrais abordados por Secco foi a necessidade de inovação para garantir a sobrevivência e a expansão dos veículos locais. Ele observou que, apesar das mudanças tecnológicas, a indústria do jornalismo não evoluiu significativamente nas últimas décadas, resultando em uma queda acentuada de valor. “A única mudança real que vimos foi o acesso às notícias pelo celular. Mas, em 25 anos, a indústria não mudou nada”.

 

Atualmente essa indústria compete diretamente com aplicativos, games, influenciadores e outras novas lógicas de consumo de informação. Para a Alright, somente a inovação e a criatividade trarão o valor necessário para esse mercado e a devida diferenciação para provar o porquê é impactante investir na mídia regional.

 

Nesse contexto, Secco apresentou a nova plataforma desenvolvida pela Alright, o Acelera. Como uma ferramenta projetada para apoiar a evolução dos veículos de comunicação locais, o Acelera tem como um de seus pilares a educação, oferecendo cursos para orientar a produção de conteúdo e o uso de tecnologias emergentes. Outro aspecto importante é o marketplace integrado, que permite a seleção de ferramentas e fornecedores que atendam às necessidades específicas dos veículos, ajudando-os a encontrar soluções sob medida para seus desafios.

 

Os interessados podem utilizar a plataforma de duas maneiras, adquirindo uma assinatura e se tornando membros do Acelera para acessar conteúdos exclusivos e obterem condições especiais em produtos e eventos ou adquirindo serviços no marketplace, cursos avulsos de parceiros na área de educação ou navegando pelas dicas na biblioteca de ferramentas.

 

Criatividade para potencializar a Mídia Regional

 

Criatividade no design e uso da IA generativa podem impulsionar as marcas dos veículos de mídia regional

 

Leo Becker, líder de criação e design da Alright, também compartilhou insights sobre a parte criativa da empresa e o uso de tecnologia na criação de conteúdo. Becker destacou o papel da inteligência artificial (IA) na transformação dos processos criativos.

 

“Acredito que a inteligência artificial generativa seja o novo modus operandi para a criação de conteúdo. No entanto, essa tecnologia não substitui o trabalho humano; ela complementa e expande o que podemos fazer”, comentou Becker. Ele destacou que a tecnologia avança rapidamente, e aqueles que souberem utilizá-la de forma positiva terão uma vantagem significativa na busca por audiência e relevância.

 

Becker será um dos próximos convidados do Café com ANER e já anunciou que irá aprofundar esse tema. A expectativa é que ele explore ainda mais como a criatividade e a inovação tecnológica podem impulsionar a mídia regional, contribuindo para a sustentabilidade e o crescimento desses veículos em um mercado em constante transformação.

 

Confira no YouTube a edição completa do Café com ANER e Alright.

 

 

 

 

Mais Artigos

aula

Alright realiza aula gratuita por meio de plataforma de aceleração para negócios digitais

No próximo dia 10 de dezembro, às 10h, Fabiano Souza, especialista em SEO, conduzirá uma aula gratuita e ao vivo, com insights para quem busca destacar seus conteúdos nos resultados de busca e atrair mais público de forma orgânica. A organização da aula “Como aumentar a sua audiência orgânica otimizando

LEIA MAIS
jornalismo local

Jornalismo local: exemplos de subsídios que apontam como podem ajudar na inovação com IA

Um programa piloto inovador, lançado ainda em 2023, tem explorado as aplicações da inteligência artificial (IA) no jornalismo local. Essa iniciativa, liderada pelo American Journalism Project (AJP) em parceria com a OpenAI, surgiu com o objetivo de transformar a maneira como as notícias locais são produzidas e distribuídas. Os exemplos

LEIA MAIS
radialista comunidade radio

Dia do Radialista: relação com as comunidades no Brasil e o processo de digitalização

Comemorado no dia 7 de novembro, o Dia do Radialista celebra não apenas os profissionais que estão à frente dos microfones, mas também a força de um meio de comunicação que, ao longo das décadas, construiu uma história de proximidade, agilidade e prestação de serviço no Brasil.   O rádio

LEIA MAIS

Cadastre-se na Aurora News

Chegou a hora de você também receber a melhor newsletter sobre publishers do Brasil.