ASSINAR
  • fevereiro, 2024

Unesco lança Manual para Educação e Treinamento em Jornalismo

Tempo de leitura: 2 minutos

Jornalistas buscam combater, diariamente, informações falsas, desinformações e as famosas fake news, que são disseminadas em diversas plataformas, em um curto período de tempo.

Em meio às problemáticas e à busca por soluções neste enfrentamento que se tornou comum aos profissionais da comunicação, a Unesco lançou o material Jornalismo, Fake News e Desinformação – Manual para Educação e Treinamento em Jornalismo. O material faz parte da “Iniciativa Global pela Excelência na Educação em Jornalismo”, dentro do Programa Internacional para o Desenvolvimento da Comunicação (PIDC) da UNESCO.

O que há no Manual do Unesco

O diretor de Liberdade de Expressão e Desenvolvimento de Mídia da UNESCO e Secretário do PIDC, Guy Berger, explica um dos principais objetivos do material, no prefácio:

(…)o presente manual procura servir como exemplo de currículo internacionalmente relevante, aberto à adesão ou adaptação, como resposta ao problema decorrente da desinformação global que confronta as sociedades em geral, e o jornalismo em particular”.

(Des)conceituando o termo “Fake News”

No início da leitura, o termo “fake news” é problematizado, já que é contraditório tratar como “notícia” (news) as informações falsas, visto que o que as chamadas fake news fazem é reproduzir o gênero notícia, com conteúdos enganosos.
O termo, de acordo com o manual, cria uma influência negativa na credibilidade das informações verificáveis.

Diferenciando Desinformação e Informação incorreta

Entre os principais temas abordados no manual está a diferença entre o conceito de desinformação e informação incorreta, ressaltando a intencionalidade por trás da desinformação. As duas representam ameaças ao jornalismo e à sociedade, mas a desinformação quando é impulsionada por tecnologia automatizada e outros recursos, se torna ainda mais perigosa. Outro assunto tratado é a vulnerabilidade de pessoas à desinformação, principalmente aquelas que não têm acesso a veículos de imprensa pagos, por exemplo.

Revelando os desafios nas plataformas digitais

A disseminação da desinformação nas redes sociais traz um alerta ainda maior para a necessidade de regulamentação e autorregulação dessas plataformas. O manual destaca essa pressão sobre as empresas de internet para que se alinhem aos padrões internacionais e adotem medidas de autorregulação.

(Re)afirmando o papel do(a) jornalista na verificação dos fatos

O “Manual para Educação e Treinamento em Jornalismo” não oferece apenas um guia para lidar com a desinformação, mas representa um chamado aos profissionais da comunicação.
Jornalistas, estudantes, pesquisadores e educadores são provocados a promover uma alfabetização midiática e informacional e fortalecer o jornalismo, com responsabilidade e ética.

Veja também – Webinar – Desafios do Jornalismo: Como engajar através de conteúdos propositivos

Acesse e leia Jornalismo, Fake News e Desinformação – Manual para Educação e Treinamento em Jornalismo Clicando aqui

Mais Artigos

aula

Alright realiza aula gratuita por meio de plataforma de aceleração para negócios digitais

No próximo dia 10 de dezembro, às 10h, Fabiano Souza, especialista em SEO, conduzirá uma aula gratuita e ao vivo, com insights para quem busca destacar seus conteúdos nos resultados de busca e atrair mais público de forma orgânica. A organização da aula “Como aumentar a sua audiência orgânica otimizando

LEIA MAIS
jornalismo local

Jornalismo local: exemplos de subsídios que apontam como podem ajudar na inovação com IA

Um programa piloto inovador, lançado ainda em 2023, tem explorado as aplicações da inteligência artificial (IA) no jornalismo local. Essa iniciativa, liderada pelo American Journalism Project (AJP) em parceria com a OpenAI, surgiu com o objetivo de transformar a maneira como as notícias locais são produzidas e distribuídas. Os exemplos

LEIA MAIS
radialista comunidade radio

Dia do Radialista: relação com as comunidades no Brasil e o processo de digitalização

Comemorado no dia 7 de novembro, o Dia do Radialista celebra não apenas os profissionais que estão à frente dos microfones, mas também a força de um meio de comunicação que, ao longo das décadas, construiu uma história de proximidade, agilidade e prestação de serviço no Brasil.   O rádio

LEIA MAIS

Cadastre-se na Aurora News

Chegou a hora de você também receber a melhor newsletter sobre publishers do Brasil.