ASSINAR
  • outubro, 2023

Jornalismo local: desertos de notícias como oportunidades

Tempo de leitura: 3 minutos
Jornalismo local: desertos de notícias como oportunidades

 

Jornalismo local: desertos de notícias como oportunidades
Jornalismo local: desertos de notícias como oportunidades

Na live “Jornalismo Local: desertos de notícias como oportunidades”, a Alright Media propõe abordar o tema na perspectiva de como reduzir ainda mais os desertos de notícias no país.

Nas últimas décadas, a transformação digital impactou em diversos segmentos da economia. Com a indústria de mídia não foi diferente. As consequências ainda são evidentes porque os modelos de negócio que antes sustentavam os negócios de jornalismo e entretenimento sofreram um grande deslocamento. Muitos veículos de mídia fecharam, um fenômeno mundial. No Brasil, essa realidade foi mapeada pela pesquisa Atlas da Notícia. 

A pesquisa está na sexta edição e, em 2023, pela primeira vez desde 2017, apresenta o menor número de municípios considerados desertos do que o de cidades que contam com ao menos um veículo de comunicação jornalística servindo a sua população. Porém, ainda são 2.712 municípios sem acesso a notícias locais, uma estimativa de 26,7 milhões de brasileiros afetados pela falta de um veículo de imprensa na comunidade para tratar de temas sobre o lugar onde vivem.

Para qualificar o debate, estarão ao vivo na live “Jornalismo Local: desertos de notícias como oportunidades”, Sérgio Lüdtke, presidente da ProJor e coordenador da pesquisa Atlas da Notícia, e Luiz Henrique Matos, diretor de parceria de notícias da Google na América Latina. A mediação será conduzida pela Marlise Brenol, diretora editorial na Cartola Conteúdo. 

Sérgio Lüdtke falou sobre o Jornalismo Local
Luis Henrique Matos falou sobre o Jornalismo Local

Empreendedorismo é um caminho

Conhecer o mercado e como os novos empreendimentos estão se forjando no Brasil proporciona oportunidades para o empreendedorismo na comunicação e no jornalismo, gerando ampliação de iniciativas digitais e preenchendo a lacuna de notícias em comunidades. 

Vamos conhecer e conversar sobre esse caminho que vem mudando o ecossistema de mídia. Só a Associação de Jornalismo Digital, a Ajor, reunia em 2023 mais de 100 organizações membros. Em 2021, eram 30. Ou seja, há um ambiente no qual as iniciativas estão colaborando entre si e se unindo para fomentar e fortalecer o ecossistema de mídia. 

Ferramentas Digitais impulsionam o jornalismo local

Outro tema relevante para a conversa sobre jornalismo local como oportunidades é conhecer as ferramentas digitais capazes de impulsionar o jornalismo, tanto na modulação dos negócios como no Google Lab Startup, como em ferramentas para construção de narrativas, conhecer o público, desenvolver pautas e ampliar a receita. 

A conversa abordará projetos e ferramentas digitais desenvolvidas para fomentar a facilitar a prática do jornalismo local em pequenos e médios veículos para entender como fazer o melhor uso delas e manter-se bem informado sobre as novidades em tecnologia. 

Modelos de negócio para o jornalismo digital 

A discussão sobre modelos de negócio para a comunicação e jornalismo local é a mais desafiadora. Apesar de existir uma diversificação cada vez maior de modelos de monetização, os veículos precisam acompanhar as mudanças no mercado publicitário, que são constantes. 

O jornalismo e a publicidade estão cada dia mais próximos na busca por enfrentar a ameaça de evasão de receitas dos veículos visando manter a longevidade dos sites de notícias. A conversa vai abordar modelos de mídia programática, assinatura, publieditoriais e outras ideias em discussão para fortalecer e diversificar as receitas nos modelos de negócio do jornalismo.

Quinta, 26 de outubro, 17h 

A Live “Jornalismo Local – Desertos de Notícias como Oportunidades” é organizada pela Alright, a maior rede de publishers locais e regionais do Brasil. O evento ocorrerá na próxima quinta-feira, 26/10, às 17 horas, e será transmitido ao vivo pelo canal da Alright no Youtube. As inscrições são gratuitas neste link.

Gostou do conteúdo? Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades da Alright em primeira mão!A Alright é uma AdTech atua na conexão de sua rede própria de publishers qualificados e com inventário premium a grandes marcas que desejam anunciar suas campanhas de mídia programática com contexto, transparência e segurança. 

Confira nossos conteúdos no YouTube!

Somos uma AdTech com soluções e tecnologias para publishers e anunciantes. Entre em contato e conheça a maior rede de sites regionais do Brasil – a Alright for Brands!

 

Mais Artigos

aula

Alright realiza aula gratuita por meio de plataforma de aceleração para negócios digitais

No próximo dia 10 de dezembro, às 10h, Fabiano Souza, especialista em SEO, conduzirá uma aula gratuita e ao vivo, com insights para quem busca destacar seus conteúdos nos resultados de busca e atrair mais público de forma orgânica. A organização da aula “Como aumentar a sua audiência orgânica otimizando

LEIA MAIS
jornalismo local

Jornalismo local: exemplos de subsídios que apontam como podem ajudar na inovação com IA

Um programa piloto inovador, lançado ainda em 2023, tem explorado as aplicações da inteligência artificial (IA) no jornalismo local. Essa iniciativa, liderada pelo American Journalism Project (AJP) em parceria com a OpenAI, surgiu com o objetivo de transformar a maneira como as notícias locais são produzidas e distribuídas. Os exemplos

LEIA MAIS
radialista comunidade radio

Dia do Radialista: relação com as comunidades no Brasil e o processo de digitalização

Comemorado no dia 7 de novembro, o Dia do Radialista celebra não apenas os profissionais que estão à frente dos microfones, mas também a força de um meio de comunicação que, ao longo das décadas, construiu uma história de proximidade, agilidade e prestação de serviço no Brasil.   O rádio

LEIA MAIS

Cadastre-se na Aurora News

Chegou a hora de você também receber a melhor newsletter sobre publishers do Brasil.