ASSINAR
  • agosto, 2024

Desafios e Soluções para o Jornalismo Digital e Regional foram tema do Café com SECOM e veículos da Rede Alright em Brasília

Tempo de leitura: 3 minutos
Jornalismo Digital

Jornalismo Digital e Regional ganharam destaque no Café com SECOM, um evento exclusivo realizado nesta quarta-feira (21/08) em Brasília, reunindo lideranças de 40 veículos de comunicação, 18 agências de mídia, representantes de ministérios e anunciantes. Promovido pela Alright como parte do Alright Summit para sua rede de veículos de notícias, o encontro abordou a importância de investir no jornalismo local e a necessidade de políticas públicas específicas para fortalecer esse segmento essencial para a democratização da informação e o desenvolvimento das comunidades.

 

O encontro abordou temas essenciais, como a difusão de informações em momentos de emergência, a transparência na gestão pública e o fortalecimento das políticas públicas por meio da mídia regional. Os participantes destacaram a relevância de uma comunicação segmentada e próxima da comunidade, capaz de engajar e responder de forma rápida e eficaz às necessidades locais. Foi enfatizada a importância da construção de confiança entre o setor público e a mídia local, visando promover o desenvolvimento econômico das regiões.

 

Jornalismo Digital
40 lideranças de veículos regionais da Rede Alright estiveram presentes

 

Pyr Marcondes, sócio sênior da Pipeline Capital, renomado jornalista, expert em marketing e autor de artigos semanais na Aurora News, realizou a palestra “O poder da mídia local: Ativar, Otimizar, Rentabilizar”.

 

Uma das mensagens mais fortes da palestra foi sobre o poder da colaboração entre veículos de comunicação como estratégia poderosa para fortalecer o jornalismo local. Entre os pontos abordados, Marcondes mencionou a troca de experiências empresariais e estratégias comerciais, a divisão de custos de implantação tecnológica, além de trocas editoriais e o fomento conjunto de representatividade junto a entidades e órgãos oficiais.

 

Pyr também ressaltou que os veículos regionais possuem um ativo único: a cultura de sua região. “Vocês têm algo que é só de vocês, a cultura de sua região, e esse ativo pode ser transformado em resultados como empreendedores. Em uma pequena região pode conter o mundo inteiro”, afirmou Pyr, incentivando os veículos a explorarem o potencial local, além de chamar a atenção para investimentos de agências, anunciantes e do poder público.

 

Jornalismo Digital
Palestra de Pyr Marcondes destacou o potencial do jornalismo regional e estratégias de mídia para o setor

 

Jornalismo Digital
Domingos Secco falou dos compromissos da Alright em combater os desertos de informação por meio do impulsionamento dos Oásis de Notícias

Missão de Fortalecer o Jornalismo Digital e Regional

 

Na avaliação de Pyr Marcondes, a Alright sai com uma missão ainda maior a partir dessa oportunidade entre o que foi apresentado pela SECOM, em relação à distribuição de mídia governamental, e as necessidades dos veículos.

 

Após a palestra, Cleberson Marcon, gerente de Projetos da Coordenação Geral de Mídia da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (SECOM), falou sobre o trabalho da pasta na rodada “Desafios e Soluções para o Jornalismo Digital”. Marcon destacou o movimento de aproximação com os veículos digitais, que é um desafio para a SECOM, e reforçou a importância de ações conjuntas para facilitar as campanhas publicitárias e fortalecer a democracia nas comunidades.

 

Jornalismo Digital
Cleberson Marcon, gerente de Projetos da Coordenação Geral de Mídia da SECOM, representou a Secretaria nesse movimento de aproximação com os veículos

 

Domingos Secco, CEO e fundador da Alright, explica que, ao aumentar a eficiência na entrega de verbas publicitárias, é possível não apenas combater a desinformação, mas também impulsionar as comunidades locais, fortalecendo a democracia. Esse ponto também esteve presente durante as discussões no Café com a SECOM.

 

“Esse encontro foi fundamental para discutirmos a regionalização das campanhas e compreender as necessidades técnicas para demonstrar a grandiosidade e o impacto dos veículos locais de médio e pequeno porte por todo o país. Nosso foco é apoiar esses veículos e as comunidades, reconhecendo o papel fundamental que desempenham na construção de uma sociedade bem informada e democrática”, avalia Secco.

Mais Artigos

imprensa

Alright estará presente no lançamento da 6ª edição da Revista Memória da Imprensa, publicação da ABI Bahia

A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) promove neste sábado, 14 de dezembro, o lançamento da 6ª edição da Revista Memória da Imprensa, uma publicação que preserva, como relíquia viva, os relatos de quem moldou o jornalismo baiano ao longo das últimas décadas. Às 9h30, a instituição receberá, no Auditório Samuel

LEIA MAIS
aula

Alright realiza aula gratuita por meio de plataforma de aceleração para negócios digitais

No próximo dia 10 de dezembro, às 10h, Fabiano Souza, especialista em SEO, conduzirá uma aula gratuita e ao vivo, com insights para quem busca destacar seus conteúdos nos resultados de busca e atrair mais público de forma orgânica. A organização da aula “Como aumentar a sua audiência orgânica otimizando

LEIA MAIS
jornalismo local

Jornalismo local: exemplos de subsídios que apontam como podem ajudar na inovação com IA

Um programa piloto inovador, lançado ainda em 2023, tem explorado as aplicações da inteligência artificial (IA) no jornalismo local. Essa iniciativa, liderada pelo American Journalism Project (AJP) em parceria com a OpenAI, surgiu com o objetivo de transformar a maneira como as notícias locais são produzidas e distribuídas. Os exemplos

LEIA MAIS

Cadastre-se na Aurora News

Chegou a hora de você também receber a melhor newsletter sobre publishers do Brasil.