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  • dezembro, 2019

Google AdSense e Google Ad Exchange (Adx): qual a diferença?

Tempo de leitura: 5 minutos
Google AdSense e Google Ad Exchange (Adx): qual a diferença?

O mercado de mídia programática cresce cada vez mais no Brasil, e os produtores de conteúdo tiram proveito dela para aumentar a receita e conquistar a sustentabilidade financeira de seus sites. 

No mercado de programática, uma das ferramentas mais populares entre produtores de conteúdo para venda de inventário de anúncios é o Google AdSense. 

Porém, também recomendamos o uso de uma plataforma que oferece a possibilidade de maiores receitas, a Google Ad Exchange (mais conhecido como Google AdX), a qual a Alright dá acesso a todos os seus publishers parceiros.

Leia o conteúdo até o final e entenda:

– O que é Google AdSense
– O que é Google AdX
– A diferença entre Google AdSense e Google AdX
– Vantagens do Google AdX
– Como ter acesso ao Google AdX

Primeiramente, é importante ter em mente que ambas as ferramentas possuem o mesmo propósito de venda de espaços publicitários de sites. Contudo, o Google AdX apresenta algumas vantagens que otimizam a monetização dos portais de forma bastante significativa.

O que é e para que serve o Google AdSense?

O Google AdSense é um serviço de publicidade que permite aos anunciantes exibir anúncios em sites parceiros do próprio Google. Esses sites recebem uma monetização que ocorre por clique, e uma segmentação contextual é minimamente realizada para a exibição dos anúncios. 

Ou seja, os algoritmos do Google consideram o público-alvo dos portais para que apenas sejam exibidos anúncios que tenham melhor relação com os seus leitores, a fim de tornar as publicidades melhor contextualizadas e favoráveis à experiência do usuário. 

 O que é e para que serve o Google AdX?

O Google AdX também é um plataforma usada para a geração de receitas, mas que oferece alguns recursos extras em comparação ao AdSense – entre eles uma maior granularidade que permite ao publisher um melhor controle das transações diretas com anunciantes.

Além disso, a monetização do AdX acontece por impressão, e permite que os sites vendam seus inventários por meio de leilões automatizados em tempo real que envolvem muitos participantes diferentes, como ad networks (incluindo o próprio Google AdSense), DSPs e marcas nacionais e globais que compram inventários de forma direta.

Afinal, quais são as diferenças entre o Google AdX e o Google AdSense?

No AdSense, quem compra seu inventário é o próprio Google; enquanto no AdX, seu inventário é comprado direto pelo anunciante e disputado entre diferentes plataformas de compras de mídia do ecossistema programático, incluindo o próprio Google AdSense.

Assim, o Google AdX aumenta as chances do publisher maximizar seus ganhos, já que as ofertas não ficam limitadas a apenas uma plataforma e a concorrência entre anunciantes é maior, gerando CPMs maiores.

Afinal, é no Google AdX que ocorre de 60% a 80% de todas as transações de mídia programática. Ou seja, é um ambiente que coloca o seu site um passo a frente para maiores ganhos no mercado programático.

Além desses diferenciais, por ter espaços de publicidade com um viewability superior a 60%, o Google AdX também garante uma taxa de cliques por visualização maior do que a do Google AdSense, mesmo que a sua monetização seja por impressão (ao contrário do AdSense, que é por clique).

Atenção publisher! Lembre-se de que quando estamos falando de viewability alto, não significa ter muitos espaços de publicidade no site, e sim posicionamentos estratégicos auxiliados por um rápido carregamento das páginas.

Assim, seu portal estará melhor preparado, e os usuários serão impactados mais vezes pelos anúncios – características que atraem mais anunciantes e ajudam a aumentar seu CPM e sua monetização.

Confira os principais tópicos que comprovam as vantagens do Google AdX:

Transações

No Google AdX é possível definir transações preferenciais para CPMs fixos com os compradores ou leilões privados com preços mínimos e vários compradores. O AdSense, por sua vez, não permite a criação dessas transações.

Filtros e bloqueios

Ambas ferramentas oferecem opções de bloqueio, mas o AdSense apenas permite bloqueios mais simples. Já com o Google AdX, o publisher tem muito mais controle, pois na ferramenta é possível bloquear: anunciantes, tecnologias de anúncio, uso de dados e cookies, além de poder fazer filtragens nas regras de bloqueio.

Relatórios

No Google AdSense estão disponíveis os recursos de relatórios padrão, como “Sites”, “Blocos de anúncios”, “Tamanhos de anúncio” e assim por diante.
Enquanto isso, com o AdX, é possível criar relatórios com base em critérios definidos pelo editor. Graças a isso, o publisher pode acompanhar melhor os seus resultados e encontrar pontos de melhora.

Compradores/anunciantes

Ambas as ferramentas têm acesso aos anunciantes que fazem parte das redes de anúncio do Google. A diferença, porém, é que nesse ponto está na presença de anunciantes que utilizam outras redes de anúncios, que não seja a do Google.

Nesse caso, só os publishers conectados ao AdX terão acesso a eles, o que faz com que os publishers que fazem parte do Google Adx vendam seus espaços por preços maiores, devido à concorrência.

Contudo, é importante ter em mente que, entre anunciantes e publishers, o AdX é conhecido por ter uma usabilidade muito mais complexa do que o AdSense.
Por isso, o Google criou uma plataforma de gerenciamento de anúncios chamada Google Ad Manager, que torna a gestão tanto da ferramenta AdX quanto da AdSense mais simplificada e eficiente.

Porém, o Ad Manager é bastante restritivo e seletivo – apenas publishers com o selo Certified Publishing Partner do Google, e empresas com um desenvolvedor com esse certificado têm acesso à plataforma.

Por isso, ao trabalhar com AdX, principalmente, é recomendado que marcas e editores contem com a ajuda de parceiros certificados com acesso ao Google Ad Manager, como a Alright, a fim de facilitar a gestão dos anúncios e otimizar a geração de receita.

Para o bom funcionamento do AdX, a Alright auxilia na sua configuração e a selecionar os melhores espaços de aplicação. Isso ajuda a aprimorar o seu site, o que pode refletir em um aumento na receita de até 40%!

Além desses diferenciais, por estar localizado em espaços com um viewability superior a 60%, o Google AdX também garante uma taxa de cliques por visualização maior do que a do Google AdSense, mesmo que a sua monetização seja por impressão (ao contrário do AdSense, que é por clique). 

Lembre-se de que quando estamos falando de viewability alto, não significa ter muitos espaços de publicidade no site, e sim posicionamentos estratégicos, além de melhorar o carregamento do site. Assim, seu portal estará melhor preparado, e os usuários serão impactados mais vezes – características que atraem mais anunciantes e ajudam a aumentar seu CPM e sua monetização. 

 

Como posso conectar o Google Ad Exchange (AdX)?

Você pode contar com a Alright AdTech como parceira licenciada do Google para conectar seu portal ao Google Ad Exchange, e para garantir maiores possibilidades de receita, sugerimos a utilização do AdX juntamente ao AdSense. Nosso time de especialistas realiza a operação técnica e estudos contínuos para melhorar os resultados de ambas as ferramentas.

Auxiliamos na instalação e configuração das tags, e na seleção dos melhores espaços para aplicação dos anúncios. Isso ajuda a otimizar as campanhas dos anunciantes e a aprimorar os sites dos nossos publishers parceiros, refletindo em um aumento na receita de até 40%!

A Alright também tem acesso e faz a gestão dos anúncios através do Google Ad Manager, que como vimos, é uma plataforma de gerenciamento bastante seletiva. Mesmo sendo voltada para publishers com certificado específico e que possuem um alto volume de vendas de espaços publicitários, democratizamos o acesso ao Ad Manager a todos os portais da nossa rede, independentemente de seu tamanho e porte ou não de certificação. 

Além disso, compartilharmos conhecimento de forma contínua com a nossa comunidade de parceiros – tanto publishers quanto anunciantes – para que fiquem por dentro das boas práticas que otimizam seus resultados com mídia programática.  

Assim, nossa parceria ajuda a atingir melhores resultados de monetização sem grandes esforços para que publishers possam focar na sua produção de conteúdo; e também auxiliamos marcas a alcançarem um melhor desempenho para suas campanhas de programática. 

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