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  • abril, 2021

Tráfego de bots – Como identificar e combatê-los?

Tempo de leitura: 5 minutos
Como identificar e combater tráfego de bots

[vc_row][vc_column][vntd_hero_section heading=”Como identificar e combater o tráfego de bots” subtitle=”Saiba como identificar bots maliciosos que podem prejudicar o seu negócio e como combatê-los por meio de acompanhamento de padrões” btn1_label=”” bg_overlay=”dark70″ bg_gradient1=”#8c52ff” bg_gradient2=”#00fbb1″ fullwidth=”fullwidth-stretch” container=”stretch” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” parallax=”no” heading_fs=”52px” heading_tt=”uppercase” heading_fw=”bold” subtitle_fs=”28px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003946″ alignment=”center”][vc_empty_space][vc_column_text]Vivemos conectados na internet, constantemente trocando e acessando novos dados. A transformação digital inova constantemente e promove muitos benefícios no meio digital. Seja em interações com a empresa ou em momentos de lazer, nos deparamos com os bots, os famosos robozinhos que gerenciam as redes.

Segundo um estudo realizado pela Abrahosting (Associação Brasileira das Empresas de Infraestrutura e Hospedagem na Internet), 60% do tráfego brasileiro é constituído por interações geradas por meio de códigos robóticos, comumente conhecido como “bots“. 

Os bots – aplicações que executam scripts na internet – geralmente são associados a ações negativas na internet. Porém, existem os bots que são essenciais para serviços úteis, como a Siri e Alexa, uma vez que são como assistente digitais e desempenham ações mecanismos de busca.

Porém, existem sim os bots mal-intencionados, usados para fins como preenchimento de credenciais, raspagem de dados e lançamento de ataques de DDoS. No final, é necessário avaliar a intenção daquele bot. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]

Crescimento de bots maliciosos

Ainda segundo a pesquisa da Abrahosting, em 2017,  55% dos bots surgiram a partir de eventos maliciosos que podiam ser originados, principalmente, por spams. 

Esses dados nocivos atingem qualquer usuário presente nas mídias digitais e impactam principalmente as empresas. 

Essa situação se agravou, de modo que o Ponemon Institute identificou que 79% dos líderes de cibersegurança não conseguem distinguir com assertividade o tráfego de robôs e de humanos nos websites sob sua gestão.

Esses números que estão em crescimento causam grande preocupação e ganhou novos ares após a divulgação do relatório “O Grande Problema dos Bots Maliciosos 2020”, feito pela multinacional israelense Radware.

O relatório revelou um crescimento nos dois tipos de bots, os essenciais e os maliciosos. Porém, houve um crescimento expressivo dos bots nocivos. A pesquisa descobriu que, em 2019, eles chegaram a 24,5% do tráfego total da Internet, um aumento de 20% em relação a 2018.

No quarto trimestre, época com grande pico das vendas on-line, o percentual chegou a 29,3%. Em outras palavras, entre um quarto e um terço de toda a movimentação na internet não foram feitas por seres humanos e nem por bots do bem, mas sim por sistemas automatizados com más intenções.

A pesquisa também identificou que em 2019, 15,4% do tráfego total foi feito por robôs mal intencionados em aplicativos para dispositivos móveis, ultrapassando os 13,4% de 2018.

Com a expansão de números negativos sobre a pauta de segurança digital, o tema está chegando ao status de item indispensável nas empresas.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]

Como o tráfego de bots pode prejudicar os negócios?

Sites que oferecem a venda de produtos com estoque limitado e serviços podem ficar financeiramente incapacitados pelo tráfego de robôs mal-intencionados. Já os sites que dependem de publicidade editores que monetizam com conteúdos são particularmente vulneráveis.

No caso de sites que veiculam anúncios, os bots que chegam ao site e clicam em vários elementos da página podem acionar cliques falsos em anúncios, o que é conhecido como fraude de cliques. 

Porém, as redes de publicidade on-line são muito eficientes para detectar cliques de bots. E caso haja suspeitas de que um site está cometendo uma fraude de cliques, será tomada uma providência, que geralmente é banir da rede o site e seu proprietário. Por esse motivo, esses proprietários precisam estar sempre atentos à fraude de cliques originada por bots.

Já os sites com estoques limitados podem ser visados por robôs de acumulação de estoques. 

Como o próprio nome sugere, esses bots acessam sites de comércio eletrônico e despejam toneladas de mercadorias em seus carrinhos de compras, tornando essa mercadoria indisponível para compra por compradores legítimos. 

Em alguns casos, isso também pode acionar a reposição desnecessária de estoque por um fornecedor ou fabricante. Os robôs de acumulação de estoque nunca fazem uma compra; simplesmente são projetados para perturbar a disponibilidade do estoque.[/vc_column_text][vntd_content_box title=”Tráfego orgânico” link_type=”external” text=”Como gerar tráfego orgânico para o seu site com o Google Discover” item_url=”https://alright.com.br/como-gerar-mais-trafego-para-seu-site-com-o-google-discover/”][vc_empty_space][vc_column_text]

Tipos de Bots

Os  robôs estão presentes em várias ações do nosso dia a dia e cada um é programado com uma intenção. Suas ações podem muitas vezes não serem identificadas pelos usuários, mas por vezes podemos interagir por essa atuação. Os mais comuns são:[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]

1) Bots nas mídias sociais

Esses são aqueles robôs programados para retweetar, curtir e comentar em posts. Esses bots também são conhecidos como social bots e são perfis automatizados que assumem uma identidade falsa, ao tomarem controle de contas inativas ou antigas. 

Ao agir nas contas eles são capazes de produzir e/ou disseminar conteúdos.  Os social bots que atuam diretamente no discurso político já ganhou uma denominação nova e diferente, passando a ser chamados de political bots.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]

2) Chatbots

Os chatbots se tornam mais reconhecíveis, pois eles estão presentes em sites, no Facebook Messenger e até mesmo no Whatsapp. Eles também podem ser considerados como exemplos de robôs bons.

Os chatbots são aplicações com árvores de diálogos para fazer um primeiro atendimento, responder dúvidas frequentes e outras aplicações ligadas ao relacionamento com o consumidor. Isso porque eles são scripts treinados para manter conversas humanizadas.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]

3) WebCrawlers

Crawlers são robôs que vasculham a internet para ler páginas, extrair informações e buscar termos específicos. O Google utiliza esse tipo de robô para indexar as páginas dos sites em suas buscas. 

Os bots Crawlers podem ser traduzidos para o português como “rastreadores”, uma vez que eles constantemente navegam pela web em busca de sites específicos.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]

Como identificar fraudes por tráfego de robôs?

Os robôs por muitas vezes podem ser considerados os vilões das equipes de TI. Os mal-intencionados têm sido ampliados e recorrentemente usados, porém criando novas formas de se esconderem dentro dos dados. 

O bom é que existem alguns indícios que podem chamar a atenção do time especializado, para que então eles possam adotar medidas para compreender melhor se aquilo é de fato um tráfego de robô malicioso. 

Os robôs com intuitos nocivos realizam ataques de força bruta.  Para esses casos, uma estratégia para identificar esse tipo de ação é a de monitoração das taxas de sucesso e de falhas de tentativas de acesso às contas privadas. 

Outra ação suspeita é visita regular ao seu endereço, diversas vezes em um curto período de tempo. Caso a equipe de TI identifique um mesmo IP nos registros, existem grandes chances de ser a presença de bots. Assim, realizar a análise dos logs do servidor é função fundamental para identificação e combate. 

Outro indicativo são as mensagens enviadas pelos e-mails. O acompanhamento das contas é importante para verificar a presença de rascunhos, mensagens devolvidas por erros e até mesmo mensagens enviadas. Ao verificar o que está sendo conduzido pelas contas, é possível levantar alertas para movimentos estranhos. 

Por fim, outro indicativo é a lentidão do seu site. Isso porque os bots com intenção de ataques DDoS se movimentam em grupos e com bastante agilidade e rapidez. Ao realizar muitas requisições por segundo, o servidor pode ficar com sobrecarga e resultar em site lento ou com erro, podendo até ocorrer a inatividade do serviço. 

Dessa forma, esses indícios podem auxiliar na percepção dos bots. Não significa que necessariamente essas ações são resultantes de bots mal-intencionados mas, a movimentação estranha levanta alertas para as empresas checarem e tomarem a melhor decisão possível de proteção e correção. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Mídia programática” link_type=”external” text=”Como evitar fraudes no ecossistema de mídia programática” item_url=”https://alright.com.br/como-evitar-fraudes-no-ecossistema-de-midia-programatica/”][vc_empty_space][vc_column_text]

Como evitar e combater tráfego de robôs?

A ação dos bots pode ser identificada por meio de estudo e acompanhamento de padrões suspeitos de funcionamento. Por isso, é importante analisar com frequência o estado da sua rede, para poder antecipar ações suspeitas. 

Algumas ferramentas que promovem medidas protetivas contra tráfego inválido de bots são:

– Assinaturas para detecção de tentativas de acesso e invasão;

– Assinaturas de detecção e bloqueio de acesso indevido de servidores de bot conhecidos ou públicos;

– Assinaturas de detecção de tráfego malicioso de bots instalados na própria rede local do Controle de Aplicativos.

Além disso, também é importante contar com auditorias antifraude. A Alright oferece esse serviço de forma transparente e efetiva, promovendo maior segurança para campanhas de mídia programática dos anunciantes em sua Rede de publishers – a Alright for Brands.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]A Alright é uma AdTech atua na conexão de sua rede própria de publishers qualificados e com inventário premium a grandes marcas que desejam anunciar suas campanhas de mídia programática com contexto, transparência e segurança. [/vc_column_text][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]

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