ASSINAR
  • agosto, 2024

Colaboração e o Papel das Entidades Representativas para o Jornalismo Hiperlocal

Tempo de leitura: 3 minutos

A colaboração teve espaço no Alright Summit com a discussão do tema: “Colaboração no Jornalismo Hiperlocal”  que destacou a importância de parcerias estratégicas entre jornalistas e organizações locais para fortalecer comunidades e oferecer uma cobertura informativa detalhada e relevante.

 

A discussão revelou como a colaboração pode ampliar o alcance das notícias, melhorar a qualidade da informação e promover um senso de pertencimento entre os cidadãos. Além disso, foram abordados os desafios e oportunidades que surgem na criação de redes colaborativas no ambiente hiperlocal, trazendo à tona casos de sucesso e estratégias eficazes para engajar e informar comunidades específicas.

 

Destacamos alguns pontos fundamentais que os convidados apresentaram e que devem servir para que o setor, incluindo profissionais, associações, empresas de comunicação e demais instituições, enxerguem o papel histórico das entidades representativas e sua colaboração para o desenvolvimento do mercado.

 

colaboração

 

– Ricardo Mateus Silberschlag, Presidente da ADI Multimídia – RS, enfatizou a importância do reposicionamento na representação dos veículos de comunicação, agora incorporando o multimídia em vez de se limitarem a formatos tradicionais como impresso ou rádio. “Os veículos de cidades menores precisam manter a relevância local. O desafio é que, mesmo diante de uma notícia de grande audiência, o jornalismo local precisa falar sobre sua própria comunidade e não se perder em meio a grandes portais nacionais”, afirmou. Ele destacou como a colaboração tem sido vital para a participação em editais do Google e Meta, trazendo investimentos em infraestrutura e ganhos de audiência.

 

– Renato Delicato Zaiden, presidente da Associação Paulista de Portais e Jornais (APJ), vê a iniciativa de ampliação das parcerias como um ponto de convergência para o fortalecimento do jornalismo regional. “Nossa luta agora é pela valorização do jornalismo e pela diferenciação daquilo que só o jornalismo pode fazer. Eu acredito na informação como ferramenta para gerar conexão, proximidade e transformação positiva”, ressaltou. Ele defendeu que as empresas de comunicação trabalhem com bons propósitos, focando na parte editorial, e que organizações invistam em jornalismo de credibilidade.

 

– Ernesto Marques, presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), trouxe à tona a importância de reconhecer o jornalismo fora dos grandes centros. “Precisamos lutar contra essa chaga chamada desinformação, que prejudica a todos. Uma capital é muito grande, cabem ‘cidades’ dentro dela, que geram pautas e notícias que não chegam aos grandes jornais”, disse. Para ele, a colaboração é essencial para conectar jornalistas e repensar o papel das entidades como espaços de reflexão e ação conjunta.

 

– Rodrigo Silva Fernandes, presidente do Sindicato dos Proprietários de Jornais (Sindijori) de Minas Gerais, destacou o papel da entidade na capacitação de empresas de comunicação e na migração do impresso para o digital. “Mesmo com tiragens pequenas, conseguimos transformar a visualização digital em um cenário mais competitivo”, afirmou. Ele enfatizou que o trabalho em rede dos associados tem sido fundamental para manter a qualidade e relevância do jornalismo local.

 

– Giuliano Galli, Coordenador de Jornalismo e Liberdade de Expressão do Instituto Vladimir Herzog, enviou um comunicado especial, destacando a parceria recente com a Alright, visando fortalecer o setor. “Nosso compromisso é atuar para que jornalistas e comunicadores possam exercer suas atividades de forma menos desafiadora, mais segura e sendo devidamente reconhecidos e valorizados”, afirmou, apontando que essa parceria promete render muitos frutos para a imprensa brasileira e para a promoção da cidadania.

 

Colaboração que Fortalece o Jornalismo e a Democracia

 

Essas reflexões sobre o papel das entidades representativas e a colaboração indicam caminhos urgentes para a sobrevivência do jornalismo hiperlocal e para o reconhecimento de seu valor essencial para a democracia. As parcerias estratégicas, como as abordadas no Alright Summit, mostram-se fundamentais para manter a relevância das notícias em comunidades específicas, assegurando que informações de interesse público não sejam ofuscadas. Essa união de esforços não só fortalece o setor, mas também promove um jornalismo mais plural e inclusivo, capaz de atender às diversas realidades do país.

 

Ao integrar tecnologias, ampliar redes colaborativas e valorizar a qualidade editorial, as entidades representativas têm o poder de impulsionar a transformação do jornalismo local em uma força resiliente contra a desinformação, unindo história, diferentes gerações e alinhamento com as demandas atuais. O compromisso dessas organizações em defender a credibilidade e a segurança dos profissionais da comunicação é um passo decisivo para garantir que o jornalismo continue a ser um pilar essencial para a cidadania e para a construção de uma sociedade mais justa.

 

Quer saber mais sobre essas e outras discussões do Alright Summit? Leia aqui.

 

Assista à reprise do Alright Summit

Mais Artigos

aula

Alright realiza aula gratuita por meio de plataforma de aceleração para negócios digitais

No próximo dia 10 de dezembro, às 10h, Fabiano Souza, especialista em SEO, conduzirá uma aula gratuita e ao vivo, com insights para quem busca destacar seus conteúdos nos resultados de busca e atrair mais público de forma orgânica. A organização da aula “Como aumentar a sua audiência orgânica otimizando

LEIA MAIS
jornalismo local

Jornalismo local: exemplos de subsídios que apontam como podem ajudar na inovação com IA

Um programa piloto inovador, lançado ainda em 2023, tem explorado as aplicações da inteligência artificial (IA) no jornalismo local. Essa iniciativa, liderada pelo American Journalism Project (AJP) em parceria com a OpenAI, surgiu com o objetivo de transformar a maneira como as notícias locais são produzidas e distribuídas. Os exemplos

LEIA MAIS
radialista comunidade radio

Dia do Radialista: relação com as comunidades no Brasil e o processo de digitalização

Comemorado no dia 7 de novembro, o Dia do Radialista celebra não apenas os profissionais que estão à frente dos microfones, mas também a força de um meio de comunicação que, ao longo das décadas, construiu uma história de proximidade, agilidade e prestação de serviço no Brasil.   O rádio

LEIA MAIS

Cadastre-se na Aurora News

Chegou a hora de você também receber a melhor newsletter sobre publishers do Brasil.